miércoles, 11 de diciembre de 2013

Generalizando é bom e também ruim

A metonímia é uma operação mental que nos expande o conhecimento, mas também nos leva a generalizar erroneamente.

Aqueles que me conhecem estão de acordo que eu tenho várias obsessões que me manter fora de algumas idéias muito perturbadoras. Eu prefiro ignorá-los me distraindo com essas obsessões.

Neste sentido, eu sou normal: tudo abraço obsessivo foi fixado idéias para chamar a atenção e não percebem dissabor.

Uma das minhas obsessões refere metonímia. Este fenômeno linguístico e mental é para designar um objeto, ao mencionar algumas de suas características, ou a causa ou o autor.

Exemplos: "John Doe, e tem cabelos grisalhos", É uma maneira de dizer que Fulano entrou velhice, mas mencionando isso apenas uma característica do seu cabelo, "Jane Doe foi afetada pelo excesso de sol", em vez de dizer que foi afetada pela radiação solar excessiva; "Mengano comprei um Picasso", em vez de dizer que você comprou um quatro pintado por esse artista.

Este modo de funcionamento do nosso cérebro pode ser valiosa porque nos permite ampliar nosso conhecimento a partir de experiências únicas. Por exemplo, se você tropeçou em uma pedra, por metonímia pensei que todas as pedras poderia fazer-nos cair e aprender, assim, através da experiência é reforçada.

Quando metonímia pode se tornar um contador de desempenho? Quando, por falta de conhecimento, generalizar indiscriminadamente. Por exemplo, nem todas as pedras fará com que nossa queda, mas aqueles que estão em nosso caminho, nós não vimos ainda, que se projetam suficiente.

Durante a nossa infância e adolescência receber muita informação gerando metonímia porque não temos conhecimento suficiente: se o nosso pai nos repreende, deixamos de nos amar para sempre, se uma menina nos rejeita, nunca iremos ter filhos, se são pobres, sempre será.

Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google):  Generalizar es bueno y también es malo.

(Este es el Artículo Nº 2.090)


No hay comentarios:

Publicar un comentario