lunes, 21 de abril de 2014

A covardia confessou



Várias vezes eu já apelou para o popular "cachorro latindo não morde". (1)

Em essência, a idéia é avaliar a importância de dizer e não dizer.

Se eu digo "eu não tenho medo", Eu vou assinar um contrato com os ouvintes coragem que estarão atentos ao meu cumprimento. Caixas de meu comportamento obsessivo se tornará.

Por outro lado, se eu disser "Estou com muito medo", talvez no começo eu desprezá-lo por considerar absolutamente covarde, mas quando eles acham que alguma realização decisões tomar, o que eventualmente levou alguns riscos, nem sempre ficar em silêncio por medo de represálias, reagem pensando que eu não sou tão temível como haviam entendido, vou apontar-me acusando de ter enganado. Todo esse fenômeno eles vão me convencer de que eu não sou um covarde total e que me permitiu, incentivar-me a ser um pouco arriscado, curto ou corajoso ou imprudente.

Em outras palavras, não é um fenômeno social em que a confissão honesta acaba dando mais resultados dissimulação, a mentira, a trapaça, a maquiagem, a decepção, o carro de propaganda.

Não propor sinceridade modéstia enganosas ou falsas ou engano no negativo. Pelo contrário, eu sugiro que a honestidade, a nobreza, a sinceridade, sabendo que a nossa cultura aplaude a corajosa e despreza covardes.

Mesmo os neuróticos mais recalcitrantes (que vivem em uma realidade paralela, você nunca tem certeza de nada, aqueles que tentam imitar o que os outros fazem, que vestido perfeito) tem momentos de lucidez suficiente para reconhecer e valorizar a pessoa que diz que eles não podem confessar ("Eu tenho medo!”, “tenho vergonha”, “Eu não me atrevo a”).

Em suma, é uma receita recomendada assumir intimamente e publicamente reconhecer os nossos limites (se for o caso), as nossas fraquezas, embora inicialmente alheio a perder o amor que precisamos.

     
Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): La cobardía confesada.
 
(Este es el Artículo Nº 2.204)

No hay comentarios:

Publicar un comentario