martes, 18 de diciembre de 2012

O canibalismo de uma boa pessoa

O rito católico de comer o corpo de Cristo (Eucaristia) lembra uma fábula de Esopo.

Esopo era um escritor de histórias que talvez há cerca de 600 anos antes de Cristo.

Essas histórias são fábulas, ou seja, intervir ficções em seres humanos, animais e personagens imaginários, animados e inanimados. Eles tinham um propósito pedagógico notável. Em todas essas histórias que o autor deu qualquer instrução, conselho, sabedoria.

Minha mãe insistiu que eu estudasse, mas eu sempre gostei de ler, aprender e tirar boas notas, mas é claro que ela gostava do meu protagonista o desempenho do aluno sensação e assim eu insisti para fazer o que eles teriam feito de qualquer maneira.

Um dos mitos que eu me lembro agora, era o burro e livros.

De acordo com um Esopo burro encontrou alguns livros enquanto pastagem. Como era seu desejo de se sentir superior aos outros de sua espécie (ânsia de conseguir, diríamos hoje) imaginou que comê-los facilmente incorporar tudo o que de outra forma teria que ler, pensar, compreender, memorizar.

Assim ele fez: ele parou de comer grama e engoliu os livros. Sem verificar os resultados obtidos exhibirles burritos outros para tudo o que eu sabia. Quando ele quis fazer demonstração incrível como não podia dizer nada, porque ele não sabia de nada e acabou sendo a chacota do público expectante.

A história que me impressionou muito, porém, para o desgosto da minha mãe, eu acho que isso que me empurrou para o cristianismo primitivo.

Com efeito, a Eucaristia é "Na Igreja Católica, sacramento instituído por Jesus Cristo, pela qual, pelas palavras do sacerdote diz, é transustancian do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo" (1).

Eu não acho que me comendo (simbolicamente) o corpo atinge uma boa pessoa para se tornar uma boa pessoa.

Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): La antropofagia de una buena persona
 

(Este é o artigo n º 1782)

No hay comentarios:

Publicar un comentario