miércoles, 31 de julio de 2013

O livre-arbítrio e "não fui eu"



O crente no livre-arbítrio, quando algo dá errado, torna-se um provérbio irresponsável injusto: "Não me."

Ser humilde é uma questão de sorte e, por sua vez, acreditar na sorte você vai ter sorte.

Nem todo mundo tem a sorte de acreditar na sorte, porque a maioria acredita que "a vontade é poder" e, portanto, faz com que os esforços sobre-humanos para ter tanto poder como ele quer. Infelizmente, nem sempre tem tanto poder como você quer e, antes deste infortúnio, não sorte o suficiente para pensar que "A vontade é poder" é uma frase mal: você é azarado o suficiente para pensar que a frase é bom, mas algo estava errado.

A acreditar que não temos livre-arbítrio tem que ter sorte.

Aqueles que acreditam no determinismo supor que cada evento é inexoravelmente conduzido uma série de fatores além do nosso controle, que coincidentemente se uniram para fazer com que as minhas decisões, minhas ações, meus pensamentos.

Aqueles que acreditam em livre dificilmente vai ser humilde, porque eles estão sempre expostos a pensar que fazia e desfazia, controle de tudo, que tudo pode.

É claro que os seres humanos não são poderosos o suficiente para lidar com essa responsabilidade. Pelo contrário, se alguma coisa somos diferentes dos outros animais é que são muito mais vulneráveis ​​do que outros.

Aqueles que têm a infelicidade de acreditar no livre-arbítrio não tem escolha, mas para enfrentar uma liderança que é deliciosamente inebriante lado e do outro é insuportavelmente opressiva.

Confrontado com esta dor, e já que não há outra alternativa, o crente no livre-arbítrio, quando ele vê que também deve tomar cuidado com o que se passa de errado, então torna-se um irresponsável injusto. Diz rapidamente: "Eu não era."

Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): El libre albedrío y «yo no fui».
 
(Este es el Artículo Nº 1.957)

No hay comentarios:

Publicar un comentario