viernes, 5 de julio de 2013

Pois temos inveja cultura



A "inveja" é sempre bom, porque significa emulação, a imitação, e estes são os motores da aprendizagem: eixo cultura.

Como quem pede perdão antes de cometer uma loucura, alguém inventou os conceitos de "inveja boa" ou "inveja saudável".

Neste fato social, porque quem não inventou uma criação que ganhou popularidade, parece que a "inveja" para secar é ruim ou mal.

Porque é magia, o meu livro de cabeceira amado também me ajuda neste momento.

Na verdade, o Dictionary (1) diz que "inveja" é:

- Tristeza ou tristeza por outro é bom.
- Emulação, o desejo por algo que você não possui.

Como este livro mágico é meu, eu não sou ele, então eu iria lê-lo com uma atitude crítica e dizer, por exemplo, que "inveja" não é tristeza pelo bem dos outros, mas, talvez, o desejo de ser , bem como o outro.

É claro que, neste caso, não só intensamente anseio acessar o bem-estar do outro, mas também suponho, na direita ou no erro, você é tão feliz, porque esse objeto tem, aparentemente, por causa de sua alegria.

Portanto, para inveja eu tenho que assumir que a causa de uma alegria que eu também gostaria de ter.

Para alguém fazer tal interpretação deve acreditar que basta ter algo que você pode mudar e manter um clima positivo. Se assim for, a inveja não ser uma coisa ruim, mas é impossível simplesmente errada que basta ter algo bem-estar, especialmente viável melhorar e manter a alta. O erro seria pensar que o acesso a esta situação é extremamente simples, monocausal, fácil de entender.

Mas, como vemos na segunda definição, "inveja" é também emulação e este é o motor da aprendizagem: eixo cultura.

 
Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): Por la envidia tenemos cultura.
 
(Este es el Artículo Nº 1.950)

No hay comentarios:

Publicar un comentario