lunes, 8 de abril de 2013

Incomum: a dor de algum alívio da dor outra

Quando alguém sofre a dor de outra pessoa, a vítima sente o alívio da dor por encontrar o agressor. Extra!

Em nossa cultura, a sensação boa que se alguém provoca uma lesão, por isso, pode receber remuneração equivalente ao prejuízo, como nos consideramos compensado se a causa do nosso preconceito tem uma perda similar.

Por exemplo, uma pessoa decide estragar a frente da nossa casa, é descoberto, preso, acusado e condenado a pagar uma indemnização à parte da frente da moradia recuperar parecia antes do vandalismo, mas não terá o recursos financeiros suficientes para atender a essa despesa, então você pode perder a liberdade condenársele por algum tempo.

A sociedade em que vivemos nos obriga a aceitar algumas destas afirmações e, portanto, somos obrigados a estar de acordo com elas.

Se o vandalismo é solvente e pode dar ao luxo de repará-lo se deteriorou, parece lógico que nós tomamos para mal, mas o estranho é que causam danos semelhantes aos que temos sido capazes de facilitar a nossa perda.

Na verdade, nós estamos falando sobre a lei de talião: "olho por olho e dente por dente".

O raciocínio que eu tenho que fazer para entender que minha lesão é reparada com a lesão de outro? Eu acho que tudo o que posso pensar é que a causa e eu somos praticamente a mesma pessoa.

Se eu pudesse expressar em termos matemáticos poderia pensar que se o dano tiver recebido a mais, descobrindo que o falecido tinha danos similares para mim funciona como o mesmo dano, mas com um sinal negativo.

Em outras palavras, se a lesão faz com que alguém me machuca, me sinto alívio completo se eu achar que o falecido sofreu igualmente. Extra!

Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): Insólito: el dolor de algunos alivia el dolor de otros.
 
(Este es el Artículo Nº 1.862)


No hay comentarios:

Publicar un comentario