miércoles, 7 de noviembre de 2012

Em matéria de segurança, certeza e risco



A ciência dá-nos a esperança de que um dia podemos ter a certeza da verdade e todo o risco.

Quando alguém diz "eu tenho certeza", expressando duas idéias são muito diferentes: 1) "Eu sei o que estou falando, o que eu digo é exatamente verdade, eu não tenho dúvida", e 2) "Eu estou seguro e não correr riscos, eu totalmente protegido. "

A partir desta confusão, muitas vezes temos fantasias que:

- "O conhecimento nos salva";
- "A verdade, não só lá, mas no final os nossos medos possuem riscos";
- "Conhecer a verdade é uma questão de vida ou morte."

Aqueles que são possuídos pela confusão resultante de uma ambigüidade lingüística (confusão entre certeza e segurança), é provável que seja dedicada a estudar um pouco de ciência e é provável que fogem de qualquer disciplina intelectual que dispensa uma busca desesperada para "a verdade".

Para ganhar dinheiro, com certeza, nós temos mais dificuldades de ganhar dinheiro por estar atento a uma realidade em mudança e bastante imprevisível.

Na verdade, a certeza é associado com o raciocínio, conclusões objectivas, com o positivismo (crença filosófica segundo a qual o método científico é o único válido para conhecer a realidade).

No entanto, nem sempre é possível compreender os fenômenos humanos, utilizando metodologia experimental científica para fenômenos sociais não podem ser reproduzidas artificialmente em laboratório e em outros casos, a experiência com coisas vivas exigem uma crueldade que os direitos humanos universais não permitiria.

Embora o "sonho da própria verdade" encoraja muitos seres humanos que dependem do conhecimento que há a certeza de segurança completa (sem incerteza), parece impossível de fato.

O contraste é ainda mais confiável (embora não tão seguro quanto aqueles que precisam de muito tempo para viver sem risco), o auto-conhecimento para criar empatia com aqueles que fazem o negócio rentável.

Note: Original in Spanish (without translation by Google): Sobre certeza, seguridad y riesgo.

(Este é o artigo n º 1719)

No hay comentarios:

Publicar un comentario