sábado, 17 de noviembre de 2012

Inveja e piedade



Um funcionário corrupto porque nos irrita inveja e um funcionário honesto, mas mantêm ineficiente porque inspira piedade.

Mais de dez anos atrás, que os meus dois irmãos e eu tenho um negócio de família.

Temos aprendido o suficiente para perceber que não sabemos quase nada. Nós dependemos muito dos gestores que têm sido a contratação, mas, por várias razões, se separaram de nós.

Cerca de quatro anos atrás, minha sobrinha trabalha com a gente tem títulos contador e economista. É tão duro de trabalho e de confiança como seu pai (meu irmão e parceiro).

Um ano depois de tomar as rédeas da contabilidade, que reuniu três parceiros. Com um rosto cheio de corar e voz embargada, disse:

- O gerente é batota.

Ficamos surpresos, mas como ela estava se recuperando, ela começou a explicar como os lucros da empresa foram em declínio, enquanto o padrão de vida do gestor manteve-se: carro de luxo, caros alunos, a esposa de hiper-consumidor.

Com grande dor na alma teve que demiti-lo, o pagamento de indemnizações e sem denunciar criminalmente muito alta, porque nunca quis fazer mal a um pai.

A sobrinha mesmo, talvez para nos tirar do quebrantamento de espírito que teve a má sorte de nos provocar com suas notícias, recomendou a um colega.

O primeiro ano não melhorou os resultados e perguntei a ela sobre a honestidade do seu recomendado.

Ela assegurou-nos que era uma pessoa inocente, incapaz de apropriação indevida de algo.

Os resultados do segundo ano continuou a agravar-se e começou a ficar nervoso.

Minha esposa me deu a explicação:

- Quando ele foi demitido corrupto porque provocou inveja e reter ineficiente porque inspira piedade.

Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): Sentir envidia y sentir lástima.


No hay comentarios:

Publicar un comentario