miércoles, 24 de octubre de 2012

O custo da (controlo) vida



Gastamos energia se preocupando com o único propósito de manter a crença de que nós controlamos nossa vida e da morte.

Talvez se parou de se preocupar, nada iria mudar também.

Difícil acreditar que essa sugestão porque estamos convencidos de que são os atores, os atores, os reais autores da acção adequada a ser como sempre nossas circunstâncias.

O que aconteceria sem a gente parar de se preocupar e substituição desta preocupação que começamos a respeitar fielmente o nosso desejo?

Por exemplo: o meu desejo é o de tomar banho diariamente, viver em um ambiente dotado de uma certa quantidade de luz, temperatura, silêncio. Eu também quero ter alguns móveis, ferramentas, máquinas. Eu também manter alguns laços através de reuniões, conversas, mensagens.

 Eu posso pensar que o desejo é um fenômeno biológico, tão eficaz quanto ele precisa (respirar, comer, descansar), mas difere destes por sua urgência: a necessidade é urgente, necessário, inevitável, enquanto os desejos e apoiar um adiamento até repressão radical.

Ambas as necessidades e desejos de pressão em mim para realizar certas ações específicas, cuja urgência é determinada pelo grau de desconforto que sentem.

Há a necessidade do corpo em que tenho que me preocupar, porque eles são automáticos (funcionamento glandular, movimentos gastrointestinais, a circulação do sangue), outros são quase completamente automático quanto respirar, coçar, tosse, outros dependem de ações específicas, como comer, dormir, defecar.

As necessidades que empurram através da dor, são coercitivas, imperialistas. Desejos são mais suaves ainda em suas demandas, eles se voltam para a insistência, a persuasão. Os desejos que buscam a satisfação com os procedimentos democráticos e, assim, como nós somos "filhos de rigor" estamos a assistir quando podemos, se tivermos tempo.

Temos elementos para concluir que nós gastamos energia se preocupando com o único propósito de manter a crença de que nós controlamos nossa vida e da morte.

Nota: O texto original em espanhol (sem tradução do Google): El costo de (controla la) vida


(Este é o artigo n º 1709)

No hay comentarios:

Publicar un comentario